quinta-feira, 21 de junho de 2007

Dia 11 – Praga! Prague! Prag! Praha!


Fig 1 - Jardins interiores (Dresden)


Mais um passeio por Dresden e rumámos em direcção a Praga.


Fig 2 - Uma das praças de Dresden


Íamos entrar em mais um dos países da União Europeia (UE), mas de repente tivemos de abrandar (em plena auto-estrada), e demos de caras com um check point na fronteira (e eu a pensar que na UE já não havia disto ????). Previa-se uma conversa complicada, porque eles aqui na Alemanha não falam nada de jeito em inglês (e nós não falamos alemão), o que nos tem safado é o belo do guia de alemão (danke Vânia e Joana).
O guarda alemão lá pediu os passaportes e os documentos da carrinha e de seguida mandou-nos estacionar junto à polícia checa (no mínimo estranho, pensámos logo que iam revistar a carrinha toda).


Fig 3 - Posto de Controlo (Rep. Checa)


O guarda checo, depois de algum tempo, aproxima-se e diz:
- Esta matricula não pode entrar na Republica Checa, por causa da parte amarela que é proibida cá. (a parte amarela é a zona do ano e mês…..ou seja, uma real estupidez!!!)
Retorquimos um pouco e ele lá foi falar com os guardas alemães, quando regressou pediu o seguro da viatura, pensou um bocado e disse:
- Sigam ….podem ir (boa viagem).
Estávamos a ver a coisa mal parada….voltar para trás é que não!
Lá fomos pagar a portagem checa (diferente dos outros sítios, aqui paga-se sem haver uma barreira real de portagem, ou seja, pode-se não pagar) e seguimos.
Ainda fomos visitar Teplice, mas não agradou a nenhum de nós.
Aqui na Republica Checa é preciso habituar à moeda, a Korona (1euro=27 Koronas).


Fig 4 - Nota de 500 Koronas


Olha Praga….tanto trânsito….bem é só isto ….hummmmm não nos está a convencer muito!!! (vamos mas é almoçar).
À tarde começámos a perceber como isto realmente funciona, isto é, ao contrário da maioria das cidades anteriores, nesta não rende nada deslocarmo-nos de carro. Praga não é para carros, mas sim para peões.
Lá fomos para a descoberta a pé, agora sim o encanto da cidade começou a aparecer, entre pequenas ruas, ladeadas por edifícios pitorescos e alguns monumentos, fomos percorrendo a pequena Praga. O seu rio, Vltava, a par das suas imensas pontes confere uma beleza relaxante a esta “vila” (se comparamos com Berlin ou Paris). Tem imensos turistas, a aguentarem as temperaturas escaldantes que se fazem sentir, cerca de 30ª graus. Para nós foi uma mudança completa, no resto da Europa o clima estava mais ameno, variando até com algumas chuvadas. Aqui está de morrer!!!
Fig 5 - Vista panoramica de Praga

A primeira noite foi logo de bastante animação…..a seguir à de Amesterdão, esta é sem dúvida a melhor (do que vimos até agora). Pessoal de vários países, dão um colorido de cultura e alegria bastante contagiantes ;)



5 comentários:

Joaninha disse...

Bem sabiamos que esse guia ia te dar jeito:)

Unknown disse...

Nós por cá estamos a tentar encontrar um patrocínio para vcs poderem continuar a viagem e nós a ler o blog.

bjs e abcs
Marina e Tiago

Michael Richard disse...

Por falar em guia, perdi o do checo...mas esse também não era muito importante. Aqui inglês dá na boa.

Michael Richard disse...

lol Queremos esse patrocinio então eheh Beijinhos e abraços aqui do pessoal

Unknown disse...

De nada!!! :)
O Checo, foi mais por piada, mas devia dar jeito para ler placas e sinais, não?!
Bjs